Covid-19
O que é coronavírus? (COVID-19)
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1...
Fonte: Ministério da Saúde
Período de incubação: 2 a 14 dias. Fique em casa se puder!
Transmissão: Por meio de contato, gotículas, etc. Evite contato!
Sintomas: Febre, tosse, dificuldade para respirar, entre outros. Se tiver sintomas, não vá para o hospital! Ligue 136 ou vá à um posto de saúde.
Fonte: Ministério da Saúde
Como se proteger: Lave as mãos com frequência com água e sabão ou higienieze com álcool 70%; mantenha distância mínima de 2 metros de qualquer pessoa; não compartilhe objetos pessoais; evite aglomerações; fique em casa se puder; etc.
Adianta tomar vacina de gripe: Não, mas evita que a pessoa tenha outros tipos de doenças respiratórios. Se informe sobre a campanha de vacinação na sua cidade.
Fonte: Ministério da Saúde
Quem corre mais risco: Pessoas acima de 60 anos e aquelas que possuem doençãs crônicas (diabetes, doenças cardiovasculares, etc). Esse público não deve viajar e deve evitar aglomerações (igrejas, shows, etc).
Já existe tratamento: Não. Os médicos tratam os sintomas para evitar o agravamento da doença. Por isso seguir as medidas de precaução são tão importantes!
Fonte: Ministério da Saúde
Definições e Observações: Considera-se febre acima de 37,8°; você pode estar contaminado pelo vírus e não apresentar febre.
Fonte: Ministério da Saúde
Hospitais que podem receber pacientes com coronavírus: Consulte a lista no site do Ministério da Saúde (ver link abaixo).
Fonte: Ministério da Saúde
Quando devo usar máscara: quem estiver tossindo ou espirrando; se estiver cuidando de alguém com doença respiratória; o uso da máscara não exclui a higienização das mãos - lave-as com frequência; descarte as máscaras em local adequado.
Fonte: Ministério da Saúde
Orientações para viagens: Adie viagens desnecessárias. Caso não for possível, siga as orientações das autoridades para prevenção. Caso tenha voltado recentemente de viagens nacionais ou internacionais, recomenda-se isolamento domiliciar voluntário por 7 dias, mesmo que não tenha apresentado sintomas de gripe.
Se você está com sintomas de gripe, fique em casa por 14 dias e siga as recomendações do Ministério da Saúde para isolamento domiciliar. Só procure o hospital se sentir falta de ar.
Fonte: Ministério da Saúde
Sobre grávidas: Não há dado específico ainda, porém, as mudanças imunológicas podem deixá-las mais vulneráveis. Evite sair de casa e siga as orientações de higiene.
Estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas: não é recomendado frequentar, principalmente as pessoas do grupo de risco (mais de 60 anos, com doenças crônicas ou respiratórias).
Empresas: Disponibilizar o álcool 70%, aumentar a limpeza dos ambientes, priorizar trabalhos remotos se for possível, afastar funcionários que se apresentarem doentes, etc.
Instituições de Ensino: Devem antecipar férias escolares ou utilizar ferramentas de ensino a distância.
Fonte: Ministério da Saúde
Uso de taxi, metrê, trem e ônibus: Recomenda-se evitar, se não for possível, evite o horário de pico, mantenha-se distante das pessoas, aumente os cuidados de higiene.
Vitaminas D e C, água com limão, preveniem o Covid-19? Nenhuma dessas alternativas são capazes de evitar o contágio ou tratar a doença. Também não existe ainda terapia alternativa ou remédio licenciado.
Animais de estimação: Não há evidencências de que os animais de estimação transmitem o coronavírus.
Cuidado com fake news: Nesse momento, grande número de notícias falsas circulam na internet. Fique atento!
Acesse saude.gov.br/coronavirus e veja essas e outras orientações que esclarecerão suas dúvidas.