Covid-19

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1...

Fonte: Ministério da Saúde

Período de incubação: 2 a 14 dias. Fique em casa se puder!

Transmissão: Por meio de contato, gotículas, etc. Evite contato!

Sintomas: Febre, tosse, dificuldade para respirar, entre outros. Se tiver sintomas, não vá para o hospital! Ligue 136 ou vá à um posto de saúde.

 

Fonte: Ministério da Saúde

Como se proteger: Lave as mãos com frequência com água e sabão ou higienieze com álcool 70%; mantenha distância mínima de 2 metros de qualquer pessoa; não compartilhe objetos pessoais; evite aglomerações; fique em casa se puder; etc.

Adianta tomar vacina de gripe: Não, mas evita que a pessoa tenha outros tipos de doenças respiratórios. Se informe sobre a campanha de vacinação na sua cidade.

Fonte: Ministério da Saúde

Quem corre mais risco: Pessoas acima de 60 anos e aquelas que possuem doençãs crônicas (diabetes, doenças cardiovasculares, etc). Esse público não deve viajar e deve evitar aglomerações (igrejas, shows, etc).

Já existe tratamento: Não. Os médicos tratam os sintomas para evitar o agravamento da doença. Por isso seguir as medidas de precaução são tão importantes!

Fonte: Ministério da Saúde

Definições e Observações: Considera-se febre acima de 37,8°; você pode estar contaminado pelo vírus e não apresentar febre.

Fonte: Ministério da Saúde

Hospitais que podem receber pacientes com coronavírus: Consulte a lista no site do Ministério da Saúde (ver link abaixo).

Fonte: Ministério da Saúde

Quando devo usar máscara: quem estiver tossindo ou espirrando; se estiver cuidando de alguém com doença respiratória; o uso da máscara não exclui a higienização das mãos - lave-as com frequência; descarte as máscaras em local adequado.

 

Fonte: Ministério da Saúde

Orientações para viagens: Adie viagens desnecessárias. Caso não for possível, siga as orientações das autoridades para prevenção. Caso tenha voltado recentemente de viagens nacionais ou internacionais, recomenda-se isolamento domiliciar voluntário por 7 dias, mesmo que não tenha apresentado sintomas de gripe.

Se você está com sintomas de gripe, fique em casa por 14 dias e siga as recomendações do Ministério da Saúde para isolamento domiciliar. Só procure o hospital se sentir falta de ar.

Fonte: Ministério da Saúde

Sobre grávidas: Não há dado específico ainda, porém, as mudanças imunológicas podem deixá-las mais vulneráveis. Evite sair de casa e siga as orientações de higiene.

Estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas: não é recomendado frequentar, principalmente as pessoas do grupo de risco (mais de 60 anos, com doenças crônicas ou respiratórias).

Empresas: Disponibilizar o álcool 70%, aumentar a limpeza dos ambientes, priorizar trabalhos remotos se for possível, afastar funcionários que se apresentarem doentes, etc.

Instituições de Ensino: Devem antecipar férias escolares ou utilizar ferramentas de ensino a distância.

Fonte: Ministério da Saúde

Uso de taxi, metrê, trem e ônibus: Recomenda-se evitar, se não for possível, evite o horário de pico, mantenha-se distante das pessoas, aumente os cuidados de higiene.

Vitaminas D e C, água com limão, preveniem o Covid-19? Nenhuma dessas alternativas são capazes de evitar o contágio ou tratar a doença. Também não existe ainda terapia alternativa ou remédio licenciado.

Animais de estimação: Não há evidencências de que os animais de estimação transmitem o coronavírus.

Cuidado com fake news: Nesse momento, grande número de notícias falsas circulam na internet. Fique atento!

 

Acesse saude.gov.br/coronavirus e veja essas e outras orientações que esclarecerão suas dúvidas.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De Segunda a Sexta, das 7h às 16h.

ENDEREÇO

Rod. MG 050, km 215,7
Zona Rural, Córrego Fundo - MG
35568-000

FALE CONOSCO

+55 37 3322-9188

+55 37 3322-9118

+55 37 3322-9112

+55 37 99962-6876